O TRIÂNGULO DRAMÁTICO NA JUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS: O PAPEL DO JUDICIÁRIO NO CRESCENTE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE

Taís Schilling Ferraz

Resumo


O volume de conflitos que ingressa no Judiciário cresce a cada ano. O artigo investiga possíveis causas da judicialização, avaliando duas hipóteses: (a) que o fenômeno esteja relacionado a uma progressiva transferência de responsabilidade nas relações interpessoais; e (b) que o Judiciário esteja contribuindo para o fenômeno, ao atuar de forma reativa. A pesquisa é bibliográfica, documental e explicativa, adotando como referências a teoria do conflito, fundamentos de análise transacional, especialmente o triângulo dramático de Karpman, princípios do pensamento sistêmico e dados sobre judicialização. Ao confrontar elementos da judicialização com tais pressupostos, o estudo confirma as hipóteses e conclui que o tratamento linear e não sistêmico dos conflitos vem transferindo responsabilidades e retroalimentando a litigiosidade.

Palavras-chave: Judicialização; Triângulo dramático; Recursividade; Transferência de responsabilidade; Pensamento sistêmico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.