INCLUSÃO SOCIAL E REAFIRMAÇÃO DA CIDADANIA: A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

Maria Gabriela Guimarães Raposo

Resumo


O artigo procura destacar a importância do desenvolvimento de políticas públicas para a concretização dos direitos previstos pelo ordenamento jurídico e do papel da música enquanto recurso educacional e instrumento dessas políticas. Visa, ainda, demonstrar a repercussão positiva que a educação não-formal gera na sociedade. Para tanto, utiliza-se de exemplos práticos, de programas já implementados, a exemplo do Projeto Orquestrando Pernambuco, dos resultados obtidos por eles e dos impactos gerados na vida dos participantes. Ademais, busca tecer considerações acerca dos direitos fundamentais - com ênfase nos sociais – da cidadania e da inclusão social, estabelecendo como elemento de ligação desses conceitos as políticas públicas de cultura vinculadas à música.


Palavras-chave:
Políticas públicas; educação; música; cidadania e inclusão social.


Sumário:
Introdução. 1. Direitos sociais e políticas públicas de educação e cultura. 2. O Projeto Orquestrando Pernambuco. 3. Cidadania e inclusão social. Conclusão


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